A ARTE EM MOVIMENTO

VISITAS AO MUSEU

  • Lourdes Aparecida Portela de Sá
Palavras-chave: Museus, Experiências Artisticas, Gustavo Rosa

Resumo

Este artigo discutiu sobre a importância dos museus como espaço de ensino/aprendizagem contribuindo para a construção do conhecimento. Demonstrou também a importância de incentivar a experiência artística nas escolas, a fim de ampliar horizontes e possibilitar uma visão crítica e criativa de conhecimentos. Para isso sugeriu uma visita ao instituto Gustavo Rosa, para que os alunos tivessem o contato com obras de artes originais dos pintores e seus universos criativos. Esta experiência poderá resultar em uma produção artística na escola e auxiliar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades. Os alunos poderão fruir a arte contemporânea, pois não possuem noções estéticas construídas e nem conceitos e padrões rígidos de gosto. Finalizando as atividades sugeriu-se uma exposição dos alunos sobre a releitura da obra de Gustavo Rosa. Este trabalho tratou-se de uma revisão bibliográfica baseada nos teóricos como: Ana Mae Barbosa (1998), que incentiva o exercício constante da leitura da imagem, para quem trabalha com o ensino da arte, a “abordagem triangular” de Ana Mae com os três vértices do ensino aprendizagem da arte, o fazer, apreciar, contextualizar contemplando um conjunto de possíveis ações que se relacionam; os referenciais teóricos como os PCNs, pois estes documentos proporcionam um alicerce teórico, para subsidiar a sua prática artística nas escolas, e textos sobre o impressionismo com diversos autores.

Publicado
2020-03-19