A HISTÓRIA DO MASP

  • Miriam Leite da Silva FAUESP
Palavras-chave: Deficiente Auditivo; Inacessibilidade do Ambiente Educacional; Libras; Educação Inclusiva.

Resumo

Por muito tempo o deficiente auditivo sofreu com a exclusão social e pela inacessibilidade do ambiente educacional, pois alegavam que o indivíduo nessas condições não detinha capacida- des física ou mental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas durante o processo de aprendizagem, porém se sabe que esse pensamento antiquado não descreve as reais capacidades inerentes aos seres humanos. O deficiente auditivo, assim como qualquer outro ser humano possui pleno direito de acesso à educação e neste sentido, de modo que a comunidade edu- cacional esteja preparada para o acolhimento desses alunos, tornou-se obrigatória a disciplina de Libras para os cursos de formação para professores. Considerando seu grande valor para a inclusão social, este trabalho descreve, conforme referencial bibliográfico estudado, fatos históricos da evolução dos direitos à inclusão do aluno com deficiência auditiva, bem como a

Libras para alcance dos objetivos de ensino durante o processo de zagem no contexto da educação inclusiva.

Publicado
2023-05-16