ARTE-EDUCAÇÃO NO ÔNIBUS-MUSEU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Patricia Cristiane Folini Noronha FAUESP
Palavras-chave: Arte. Arte educação. Abordagem Triangular. Tarsila do Amaral

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre um trabalho pedagógico desenvolvido no muni- cípio de Cotia durante os anos de 2020 e 2021 com o ônibus – museu, projeto do “Arte para Todos” e “Museu.biz”, contemplado pela lei Aldir Blanc no município acima referido. O ob- jetivo do trabalho foi democratizar a Arte para a população carente de Cotia por meio virtual e presencial, expondo obras plásticas de diversos artistas de forma gratuita e com linguagem acessível tanto a adultos como crianças. A primeira exposição contemplou obras atribuídas à artista Tarsila do Amaral, o que exigiu muita pesquisa sobre a vida da artista, sua obra e sua atuação no movimento modernista, que é apresentado de maneira resumida aqui. A partir das pesquisas realizadas, foi elaborado um site que disponibiliza gratuitamente materiais pedagó- gicos que podem ser utilizados com crianças em sala de aula e que possuem orientações para professores, vídeos que visam apresentar a obra da artista para crianças pequenas, e material de registro das aulas/exposições feitas em escolas e eventos culturais. A apresentação das ações está documentada com fotos, demonstrando o que foi realizado no decorrer desses dois anos e as reflexões sobre o processo, indicando o aparato teórico que sustenta o projeto. Este artigo apresenta o embasamento teórico e as concepções que nortearam o fazer pedagógico enquanto senvolvia o projeto, bem como a influência da Abordagem Triangular no planejamento do

esmo.

Publicado
2023-05-16