INFÂNCIAS E BRINCADEIRAS DOS TRÊS AOS SEIS ANOS

  • Claudia Rocha Joaquim FAUESP
Palavras-chave: Brincadeiras. Educação. Esola. Ludicidade.

Resumo

Este artigo apresenta como desígnio um caminhar reflexivo acerca do brincar em contribuição ao processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil, especialmente as com idade entre três e seis anos, esclarecendo, por sua vez, que a prática lúdica tem se tornado essencial para o apren- dizado dos alunos na sociedade moderna. Para tanto, o trajeto a ser percorrido nesse trabalho buscou fundamentar o processo de averiguação, mediante uma abordagem reflexiva de cunho bibliográfico, com base em conceitos apresentados por especialistas no tema de interesse. Por outro lado, salienta-se que, segundo o que consta no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a prática lúdica por meio da brincadeira é compreendida como uma atividade de grande relevância e fundamental no dia a dia de todas as crianças, momento em que caminham para garantir a sua adequa- ção na sociedade, desse modo, o brincar tem o poder de criar e proporcionar instantes e recomeços, conhecimentos e indagações. É imprescindível destacar que o ato de brincar, além de propiciar novas vivências ao sujeito, nesse caso a criança, é responsável pel          de sua autonomia e

identidade, bem como de seu desenvolvimento intelectual.

Publicado
2023-05-16