PROMOÇÃO DA PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Clóvis Dias dos Passos

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa a qual teve por intenção a investigação da prática escolar dentro do âmbito da educação infantil com intuito de comprovar a eficácia da educação infantil enquanto espaço de aprendizagem para a prevenção da cárie dentaria e a participação dos pais nesse processo, tratando em especifico o tema cárie dentária e seus meios de prevenção. Para esse fim, foi entregue um questionário aos pais dos alunos, contendo 9 questões de múltipla escolha, abordando sua participação no processo de aprendizagem das crianças quanto à higienização bucal. Este trabalho não tem a pretensão de generalizar suas informações e nem mesmo projetar tais resultados para a população, mas comprovar a eficácia do trabalho desenvolvido em uma escola da rede pública. Através deste foi possível comprovar que quanto menos educação possuem os pais das crianças maiores a possibilidade de desenvolver cárie dentária, uma vez que não acreditam e nem mesmo conhecem o efeito destruidor ocasionado pela doença, tanto em aspectos biológicos como biopsicossocial. Também foi possível evidenciar a necessidade da participação dos pais dos alunos dentro do âmbito escolar, cabendo à escola possibilitar meios para inserir os pais no processo de ensino aprendizado.

Publicado
2020-05-06