EDUCAÇÃO INCLUSIVA - FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

  • Michele Ferreira Marques Foschine FAUESP
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Histórico da Inclusão; Formação docente; Prática docente;

Resumo

A educação Inclusiva ainda é um assunto que causa insegurança perante aos professores por ser ainda um assunto muito recente na história da nossa educação. Hoje as universidades vêm aprimorando seus currículos e conteúdo para que possam abranger o tema específico, porém alguns autores como Rodrigues (2009), critica que uma disciplina dada nas graduações, não dão conta da complexidade do ensinar na educação inclusiva, trazendo para os futuros professores apenas a informação e não a formação. Para essa formação docente ser significativa, deveria ter parcerias com as escolas e as universidades para que juntas tragam um saber construtivo para os futuros professores com experiências bem sucedidas e uma educação de qualidade para os alunos com deficiência. O presado estudo vem mostrar a importância de uma boa formação docente para obter uma pratica docente significativa. Através da observação de dois projetos (dança adaptada e comunicação alternativa do espaço escolar) elaborados por uma docente de uma EMEF da cidade de São Paulo voltados à inclusão pode concluir que a pratica docente trouxe a comunidade escolar o verdadeiro significado da inclusão escolar, atr     labora- ção e da integração dos alunos e de todos os envolvidos no ambiente escolar.

Publicado
2023-05-18