AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Nádia Rosa Tavares Barbosa FAUESP
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Desempenho. Significativa

Resumo

A avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. É um instrumento impres- cindível à verificação do aprendizado realizado pelo aluno e ao mesmo tempo fornece subsí- dios para uma tomada de decisão no sentido de melhorar a qualidade de ensino. O processo de avaliação apresentado acima tem como objetivo definir da melhor maneira possível as formas de avaliar o aluno. A avaliação tem estado em evidência nas relações entre os profissionais da educação, pais e alunos, tem sido um tema discutido com frequência. Observamos que a avalia- ção escolar não deve se resumir em atribuição de “notas” que servem para definir o avanço ou a retenção de determinadas disciplinas. A avaliação da aprendizagem apresenta uma possibilidade para a melhoria do ensino, necessitando de regulação constante. A avaliação escolar correspon- de a um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar. Entretanto há de se destacar as diretrizes da avaliação da aprendizagem como                    as perguntas. O intuito é gerar discussão sobre o tema.

Publicado
2023-05-18