EDUCAÇÃO ESPECIAL E O HISTÓRICO DA INCLUSÃO ESCOLAR

  • Paloma de Oliveira Pina FAUESP
Palavras-chave: Inclusão Escolar; Educação Especial; Integração Escolar

Resumo

Este artigo traz uma revisão bibliográfica com o tema: Educação Especial e o Histórico da In- clusão Escolar. Temos como objetivos para este estudo abordar os conceitos principais sobre o processo de Inclusão Escolar e o histórico da Educação Especial. A escola deve oferecer uma educação de qualidade para todos, independentemente de suas capacidades ou de suas deficiên- cias. Um dos grandes desafios como educadora é saber como lidar com os desafios que a sala de aula nos traz atualmente. Nos antigos sistemas de ensino os alunos eram considerados ho- mogêneos e não havia a necessidade de se adequar àquele aluno que apresentasse algum tipo de dificuldade, apenas quem se adaptasse aos métodos e a didática ali apresentada permanecia no sistema educacional. A inclusão dos deficientes ocorreu de maneira gradativa, em um primeiro momento o intuito era o de integrar e em um segundo momento, passamos ao conceito de incluir, com a mudança das responsabilidades, cabendo a escola o pa        r as novas demandas e as novas questões referentes a inclusão escolar de todos.

Publicado
2023-05-18