FATO OU OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CICLO AUTORAL

  • Rodrigo da Silva Lima FAUESP
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Ciclo Autoral, Argumentação, Artigo de opinião.

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa permite ao professor dentro do contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explorar a capacidade de argumentação do aluno para que se de- senvolvam competências pra exercer seu papel de cidadão na sociedade. Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para o Ciclo Autoral (do 7º ao 9º ano) que explore a diferença entre o conceito de Fato ou Opinião para a construção de um Artigo de Opinião. Neste artigo defende-se ainda a importância de esclarecer essa diferença, dado que fontes confi- áveis de informação são fundamentais para a formação cidadã, principalmente para que se pos- sa exercer um debate a partir de acesso às leituras que propõe o desenvolv     relações humanas: do ambiente familiar, dos amigos, do contidiano ao profissional.

Publicado
2023-05-18