A INFLUÊNCIA DA AUTOESTIMA NA MINIMIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ana Alice Nogueira do Nascimento
Palavras-chave: Autoestima, Dificuldades de Aprendizagem, Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da autoestima no desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo na minimização das dificuldades de aprendizagem da Matemática de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente procurou-se saber a influência dos aspectos afetivos no desempenho escolar em matemática desses alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que permitiu inferir que a maioria das escolas desconsidera a relevância do conteúdo sócio-afetivo dos alunos como recurso motivacional indispensável para a construção do conhecimento significativo, cujas consequências em desprezá-lo tem se evidenciado no número crescente de fracasso escolar. As crianças possuem cada vez mais condicionamentos sociais que influenciam o seu tipo de aprendizagem e podem, por vezes, causar desequilíbrios emocionais que geram crianças desadaptadas, incapazes de comunicar normalmente e geram problemas de integração escolar. Os professores precisam auxiliar os alunos a ultrapassarem as suas dificuldades emocionais. É indiscutível a relação criada entre a educação e a autoestima, sendo essa um componente primordial que precisará fazer parte de qualquer processo de educação.

Publicado
2020-05-06