PRÁTICAS DE ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA E INDÍGENA COMO FATOR PREPONDERANTE DE MUDANÇAS: ESCOLAS QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

  • Mariana Gomes Dias de Oliveira
Palavras-chave: Educação Afro-brasileira, Educação Indígena, Mudanças, Participação

Resumo

Este artigo traz a reflexão sobre como podemos trabalhar a cultura afro-brasileira e nossas origens indígenas como fator de mudanças na pratica na sala de aula pensando no empodeira- mento das crianças negras e indígenas que muitas vezes são excluídas de atividades e ações pe- dagógicas. Mesmo existindo a legislação é válido ressaltar e reforçar o ensino da cultura africana nas escolas. A Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, a qual acresce a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Art. 26-A, o qual informa que toda rede de ensino deve usar no cotidia- no da sala de aula.A intensão e refletir e valorizar todos os povos se não deixar ninguém para traz. È importante garantir o direito de conhecer e incluir todas as matrizes brasileiras. Incluir a cultura afro-brasileira e indígena é um ponto de partida importante para se construir as coesão social. Mostra-se também aqui as escolas indígena se quilombolas e seus currículos.

Publicado
2023-09-28