A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

  • Renata Quaresma Ávila

Resumo

O presente trabalho tem como foco principal a construção da autonomia intelectual da criança a partir da inter-relação entre a tríade composta pelo sujeito que ensina, o sujeito que aprende e o conhecimento, mediada por uma metodologia problematizadora. Considerando que a Matemática é a disciplina que apresenta maior índice de reprovação escolar – e nesta medida gera indivíduos intelectualmente heterônomos -, a escolha incidiu sobre os conteúdos matemáticos para mediar essa construção. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar caminhos que permitam o desenvolvimento da autonomia intelectual nas crianças de séries iniciais do ensino fundamental por meio da construção dos conceitos numéricos. A pesquisa está ancorada nos referenciais de teóricos de uma concepção construtivista do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida, ao longo de um semestre e meio e visa a transformação  dos conhecimentos dos algoritmos preestabelecidos na resolução  de problemas à medida que os conceitos numéricos são problematizados e os alunos desafiados a criar estratégias próprias, a levantar hipóteses, confirmá-las e a partilhar seus raciocínios aos colegas. A socialização das ideias permite a valorização das descobertas próprias e um repensar das estratégias mediante a comparação da descoberta do colega. A autonomia intelectual evidencia-se principalmente com o surgimento do cálculo mental, que se dá mediante a criação de estratégias próprias na solução de problemas, tendo por base a compreensão do conceito de número, do sistema de numeração e dos conceitos aritméticos envolvidos no problema. A partir das pesquisas, destacamos alguns princípios norteadores por uma proposta pedagógica para a construção do raciocínio que contemple a resolução de problemas.

Publicado
2020-05-08