A ARTE CÊNICA COMO APOIO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  • Rita de Cassia de Sousa
Palavras-chave: Educação, Aprendizagem, Arte cênica, Recursos, Planejamento

Resumo

A finalidade deste artigo é investigar, tendo como base a análise bibliográfica, à prática do profissional especialista em arte cênica no espaço escolar, sabendo que dependendo de sua atuação ele poderá formar alunos capazes de fazer leitura do mundo e transformar a realidade para uma sociedade democrática e mais justa. A arte cênica não é somente um elemento de recreação, é muito mais que isto. Hoje, a arte cênica é vista como material pedagógico de grande importância para o desenvolvimento dos alunos. Sabe-se que é muito mais fácil gravar informações por meio de situações prazerosas favorecidas promovidas por atividades artísticas, ou seja, elas estão presente na vida da criança e isso pode contribuir para o desenvolvimento quando se sabe identificar as atividades que determinam as mudanças para sanar as dificuldades da criança. Tanto as artes cênicas quanto as atividades devidamente escolhidas vêm contribuindo com uma formação coerente e adequada favorecendo o processo de mudança da educação abrindo espaço para as diferenças. A preocupação com este assunto pode ser uma questão de adequação da escola para receber a arte cênica como disciplina, permitindo analisar sua finalidade para trazer benefícios para o aprendizado das crianças envolvidas.

Publicado
2023-09-28