ENSINO DE NOTÍCIAS: UM CAMINHO PARA PENSAR A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rodrigo da Silva Lima
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Notícia, Leitura

Resumo

Este artigo tem por objetivo pensar o ensino do gênero textual notícia do contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Caderno da Cidade de São Paulo de Língua Portuguesa. O objetivo principal é explorar a capacidade dos alunos em ler criticamente as notícias. Para isso, as Habilidades da BNCC (EF07LP01): Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado e (EF07LP02) Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas. Desta forma, essa proposta de aula pode permitir o aluno perceber, portanto, o “sensacionalismo” nas notícias e, assim, aprimorar a capacidade de selecionart gontes de informação com mais cuidado, evitando acessar portais de notícias duvidosos bem como questionar a veracidade de informações espalhadas pelas redes sociais.

Publicado
2023-09-28