ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Rita de Cássia Azarias do Nascimento
Palavras-chave: Valores, Contos de fadas, Crianças

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a contribuição da literatura na aprendizagem do aluno e desenvolver valores para viver em sociedade. A escola precisa assegurar a vivência de práticas reais de leitura e produção de textos variados. Ao escutar as histórias, os alunos estabelecem relações com as próprias experiências, aprendem e desenvolvem a construção de textos, ampliando o vocabulário. Transmitir valores para a criança é algo complexo que envolvem conceitos, abstrações e competências impossíveis de usar pela criança, nas etapas mais precoces do desenvolvimento. Assim, pergunta-se de que forma a literatura contribui no processo de construção da formação das crianças? As histórias são um meio facilitador de auxiliar na aprendizagem. Elas divertem as crianças, instigam a sua curiosidade, promovem competências cognitivas e de oralidade. É também a forma de concretizar alguns dos valores que são considerados aceitáveis e oportunos transmitirem à criança. De cada história, a criança pode retirar aquilo que lhe fizer mais sentido, em função das suas vivências e das suas características de desenvolvimento. Assim este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica que usa como referência os diversos teóricos, como: Coelho, (2000) Bettelheim, (2009), Amarilha, (2004), entre outros.

Publicado
2023-09-28