CONTOS: A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rodrigo da Silva Lima
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Contos, Leitura

Resumo

Este artigo tem por objetivo pensar o ensino do gênero textual conto a partir do contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Caderno da Cidade de São Paulo de Língua Portuguesa. O objetivo principal é a realização da leitura de contos de assombração e de mistério e a produção de uma narrativa com essa temática. Para isso, a Habilidades da BNCC (EF67LP28) da BNCC e a Habilidade (EF06LP19) do Currículo da Cidade de São Paulo serão referências pedagógicas para a elaboração de uma sequência de atividade que permita explorar o contato literário com o gênero conto. Desta forma, essa proposta de atividade promove a experiência no 6 ano de ler contos que permitam vivenciar o fantástico universo da literatura e estimula também a criatividade para desenvolver a própria história, ou seja, seus personagens, cenários e acontecimentos misteriosos e de assombração.

Publicado
2023-09-28