JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA

  • Josilia Silva de Jesus Soares
Palavras-chave: Lúdico, Jogos, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho parte da reflexão acerca da importância que os jogos e as brincadeiras têm para o desenvolvimento das crianças e como ele é construído durante a infância. A escolha do referido tema se deu por acreditar que a brincadeira é fundamental para um desenvolvimento infantil de qualidade e deve ser trabalhada de modo que assegure o pleno desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo. De metodologia bibliográfica, o estudo baseou-se em explorar qual é o espaço da brincadeira e dos jogos na educação e o moti- vo de estarem presentes na infância. Para ser um bom brincante você precisa passar por diversas experiências lúdicas, partindo destas discussões, estabelece-se uma comparação do significado do jogo infantil e suas diversas denominações para grandes teóricos. O jogo então se aprimora e ganha uma representação, uma linguagem, as crianças passam a verbalizar a brincadeira (jogo simbólico). Elas se desenvolvem de diferentes maneiras dependendo da cultura da qual fazem parte, portanto a socialização vai dizer como esta criança aprende a brincar e como vai adqui- rir novos conhecimentos. O papel da escola e do professor é desnaturalizar as coisas, apreciar a maneira de jogar das crianças, buscando aprimorar a linguagem corporal e comunicativa. O movimento pelo movimento é funcional, não há necessidade de um mediador, a escola vai dar elementos para que os pequenos compreendam a sociedade. Por isso não deve haver conteúdo para delimitar o que se aprende, ele surgirá à medida que o processo acontecer, dando oportu- nidade para que às crianças egras e interpretações serão relevantes para o momento.

Publicado
2023-09-28