INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR: PROCESSO HISTÓRICO

  • Gislaine Landim da Silva
Palavras-chave: Deficiência visual, ensino regular, inclusão e educação

Resumo

O presente trabalho visa propor uma reflexão histórica acerca da sucessão de acontecimentos e movimentos que contribuíram para a construção de uma proposta de escola regular inclusiva para alunos com deficiência visual. Refletir e comparar como ocorreu o desenvolvimento, os movimentos e legislações envolvidos neste processo e como contribuiu para que chegássemos até a forma de atendimento que temos atualmente, embora ainda há muito o que ser estudado para que este seja um avanço contínuo. A análise dos fatos acima citados é parte fundamental deste trabalho para que fique cada vez mais explícito a importância de cada passo dado e cada conquista realizada ao longo dos tempos. A percepção da necessidade de se construir políticas públicas com um olhar direcionado a inclusão e de adequar práticas de ensino de educadores de escolas regulares como um dos principais instrumentos de mudança é fundamental para o aumento de resultados positivos. Dessa forma, serão abordados temas como o contexto histórico, as políticas de normatização, os movimentos favoráveis a inclusão e as mudanças necessárias no que tange ao Currículo escolar, abrangendo todos os envolvidos nesse processo. Assim, podemos concluir que a construção de uma sociedade que conta com uma educação igualitária, justa e de acesso garantido a todos ainda não é como o pretendido, mas que já avançou muito nos últimos anos tornando essa uma luta contínua para que todos tenham seus direitos garantidos.

Publicado
2023-09-29