CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Cristiane Toller Bray
Palavras-chave: Linguagem musical, Educação Infantil, conhecimento musical

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e esclarecer como a linguagem musical precisa ser inserida no contexto da Educação Infantil. Hoje a expectativa é de que as propostas musicais estejam voltadas para a criação e elaboração musical, em um processo de construção do conhecimento musical. Na medida em que, as crianças possam ouvir, cantar, dançar, explorar instrumentos sonoros e musicais e criar sons. Possibilitando ainda acesso às culturas musicais. Assim, noções básicas de elementos da linguagem musical como timbre, altura, tempo, melodia, ritmo, tonalidade, leitura e escrita musicais entre outras também são introduzidas por meio dos jogos, brincadeiras, canções, danças, movimentos e acesso aos instrumentos musicais. Os documentos oficiais atuais que norteiam a Educação Escolar defendem a construção do fazer musical ou a construção do conhecimento musical, na Educação Infantil, sem que o canto seja apenas apresentado como uma ação mecânica, de reprodução com imitação de gestos, sem sentido e sem uma intencionalidade pedagógica. Ou seja, discute-se que a música apenas apareça para cantar no momento do lanche, em datas comemorativas, para memorização de números ou o alfabeto, para formar a fila, visando assim formação de hábitos, atitudes e comportamentos, não havendo uma aprendizagem significativa e com sentido da linguagem musical.

Publicado
2023-09-29