CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Gislaine Landim da Silva
Palavras-chave: Neuropsicopedagogia, Neurociências, Cérebro, Prática pedagógica

Resumo

O presente estudo visa abordar o tema Neuropsicopedagogia estabelecendo uma relação entre sua função e as contribuições para a aprendizagem, apresentando como isso ocorre no contexto escolar. Levando em consideração diversos fatores que devem ser observados como causa raiz das dificuldades de aprendizagem e apontando a imensa necessidade da elaboração de novas estratégias que objetivam a restauração da prática pedagógica. É notório que muitos são os motivos que refletem no ambiente escolar, no que tange ao desenvolvimento da aprendizagem dos educandos e as dificuldades encontradas ao longo desse trajeto e que, muitas vezes não são identificadas corretamente, causando cada vez mais danos cognitivos e psicológicos cada vez maiores. Portanto, ainda que haja uma rica diversidade de estudos teóricos sobre o tema, sobre a neurociência, ampliando a compreensão acerca do funcionamento do cérebro, a prática de intervenções escolares ainda é considerada bastante precária, apontando a cada dia a importância de se colocar em pauta mudanças de percepções e, consequentemente de ações que tendem a promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2023-09-29