ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Josilia Silva de Jesus Soares
Palavras-chave: Alfabetização, Aprendizagem, Escrita, Leitura

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar, por meio de revisão bibliográfica, os aspectos cognitivos dos processos de alfabetização e letramento. Busca refletir sobre a necessidade de estudos entre alfabetização e letramento no domínio da linguagem. É necessário entender como os escritores e leitores, como indivíduos e membros de vários grupos, abordam a leitura e a escrita como tarefas construtivas relacionadas às situações da vida real, e que a compreensão adicional também exige que a leitura e a escrita afetem uma a outra, enquanto cada uma delas são influenciadas pelos contextos sociais, culturais e políticos em que surgem. Isso exigirá uma análise de vários gêneros. Ensinando características de vários gêneros, devemos escolher trabalhar com os alunos aqueles que coincidam com as necessidades comunicativas de um determinado grupo de educandos, e mudar conforme os a necessidade de cada grupos. Para que o trabalho em sala de aula tenha sucesso e alcance o máximo de resultados, é necessário organizar o processo de aprendizagem, levando em consideração a diversidade de discentes e docentes que compõem a comunidade escolar, a natureza dos grupos discursivos nos quais os alunos se comunicam e estudam, as habilidades de alfabetização e os conhecimentos que devem ser formados.

Publicado
2023-09-29