MERGULHAR NO PROCESSO DE CRIAÇÃO: UM CONVITE À ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Cristiane Toller Bray
Palavras-chave: Educação Infantil, arte contemporânea, propostas pedagógicas em arte, processo de criação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e nos fazer pensar sobre a aproximação da arte contemporânea na Educação Infantil. Esta pode ser motivadora na inspiração e criação, ao estar mais presente nas propostas de Educação Infantil. Utilizamos como referência o estudo desenvolvido por Suzana Rangel Vieira da Cunha, no artigo “Uma arte do nosso tempo para as crianças de hoje”. O livro, no qual se encontra este artigo, aproxima a arte contemporânea na Educação, refletindo propostas em arte com/para crianças. Para a autora, a arte contemporânea enquanto arte atual (deste momento histórico e cultural) muda as concepções de arte de outras épocas, enraizadas e, consequentemente, os modos de pensar/criar e organizar o trabalho pedagógico em arte. A arte contemporânea rompeu com padrões (das linguagens e dos materiais) do que se entendia por arte, ou seja, outros suportes, materiais, experiências, descobertas são explorados e inseridos no processo de criação e produção. Dessa forma, as obras da atualidade não apresentam uma mensagem única, não apenas expressam, mas nos levam a pensar, refletir, analisar, indagar, estabelecer relações e reflexões de acordo com as vivências, os conhecimentos, sentimentos e fatos do cotidiano. Nossas crianças podem aproveitar a essência da arte contemporânea para desenvolverem suas criatividades e produzirem com autoria trabalhos que partem de suas explorações, descobertas e investigações.

Publicado
2023-09-30