A QUANTIDADE DE ALUNOS AFETA O DESEMPENHO EM SALA DE AULA

  • Lenice Santos
Palavras-chave: Perfil, vínculo, autoestima

Resumo

Cada turma que o educador leciona tem um perfil e não são só os problemas de aprendizagem que o professor tem que resolver, existem outros casos que aparecem dentro da sala de aula. Pode-se concluir que o aluno tem a escola para exteriorizar os seus sentimentos: alegrias, triste- zas, preconceitos, entre outros, enfatizados pelas famílias. Lembrando que o educando pertence a escola, mas o professor cria um vínculo afetivo com a turma, que é necessária. Sendo que, se ele tivesse uma turma de uns vinte e cinco e, no máximo, trinta alunos, por ser uma turma menor, os alunos poderiam interagir mais com os colegas e os seus educadores. Deste modo, outros espaços dentro da sala poderiam ser criados; como o cantinho da leitura. Problemas com a aprendizagem sempre existiram e existirão, por isso as aulas de reforço deveriam ser atribuídas a um professor que se prontificou, usando uma sala só para este objetivo. Neste ambiente de aprendizagem, os próprios estudantes acompanharão os seus desenvolvimentos, utilizando materiais pedagógicos voltados para este objetivo. Eles também poderão confeccio- nar os seus próprios materiais na aprendizagem. A equipe gestora tem que respeitar o educador que assumiu a sala de reforço. Não se deve culpar este profissional por aqueles alunos que não conseguiram desenvolver, já que nem todos os casos pertencem só à escola. Lembrando que nem todas as crianças desenvolvem na aprendizagem ao mesmo tempo s em que só um profissional de saúde poderá auxiliar o aluno, a família e a escola.

Publicado
2023-09-30