REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Joselima de Oliveira Costa
Palavras-chave: BNCC, Educação Infantil, Registro, Documentação Pedagógica

Resumo

O presente artigo visa responder algumas dúvidas sobre registros na Educação Infantil enquan- to documentação pedagógica. Como e quando podemos realizar esses registros? Como usá-los para melhorar a nossa prática pedagógica? Quais são as áreas onde os registros podem auxiliar o educador(a)? O artigo tem a intenção de mostrar que através dos registros o educador(a) e a escola detectam as dificuldades de cada bebê/criança assim como suas conquistas, habilidades e potencialidades, sobre o que eles querem aprender e como podemos avançar nesse proces- so. Buscarei mostrar a importância do educador(a) ter o registro como ferramenta inequívoca de seu trabalho. Observar as crianças no cotidiano educacional e documentar seu progresso é importante pois o papel do educador na Educação Infantil não é ensinar ou transmitir conhe- cimento, mas estimular a observação, a exploração para novas descobertas e aprendizagens, estimular e observar o brincar dos bebês e crianças para que possamos melhorar a nossa prática pedagógica atendendo as demandas educacionais nos Centros de Educação Infantil. Os regis- tros aplicados à Educação Infantil são imprescindíveis, uma ferramenta para os educadores identificarem o perfil de cada bebê/criança, conhecer suas preferências atuando em suas dificul- dades e habilidades ajudando-os a avançarem em cada fase de seu desenvolvimento. A pesquisa será realisada do ponto de vista do BN e São Paulo: Educação Infantil sobre registro educação infantil.

Publicado
2023-09-30