EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS E DESAFIOS

  • Lucimeire de Oliveira Soares
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Ensino-Aprendizagem, Impacto

Resumo

O desenvolvimento integral acontece nas pessoas ao longo da vida, aprimora suas habilidades e como resultado do impacto que os fatores ambientais, históricos, sociais e culturais têm. Entre 0 e 6 anos é conhecido como desenvolvimento infantil integral. Já a educação inicial é o processo de ensino-aprendizagem que acontece entre 2 e 5 anos de idade. Nessas idades, as habilidades e habilidades cognitivas, motoras, psicossociais são fortalecidas e aprimoradas. Há muitos anos que se tenta distinguir o desenvolvimento infantil da educação inicial, mas são dois processos relacionados. No Brasil, esses processos estão contemplados na legislação nacional; no entanto, não são considerados pelo Estado como assistência obrigatória e algumas famílias não medem sua real importância. Este artigo visa mostrar a necessidade de fortalecer as políticas públicas para aumentar a cobertura e o acesso aos serviços de educação e desenvolviment eira infância para melhorar as condições de vida de meninas e meninos de 0 a 5 anos.

Publicado
2023-09-30