JOGOS MATEMÁTICOS

  • Melissa Petersen Kelley
Palavras-chave: Matemática, Jogos, Lúdico, Conhecimento

Resumo

O tema deste trabalho surge da vivência na EMEF Armando de Arruda Pereira, nas turmas de 5º anos do Ciclo Interdisciplinar em aulas compartilhadas com as professoras de salas. Su- perando a visão da Matemática como uma “área do conhecimento, pronta, acabada, perfeita e pertencente apenas ao mundo das ideias, cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências.” Sendo assim, numa concepção tradicional, fortemente utilizado até o final do século passado, a matemática era transmitida a um aluno passivo que deveria assimilar e mol- dar-se a toda teoria pronta. As atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio levando o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com seu cotidiano e, também, a utilização dos jogos vem confirmar o valor formativo da matemática, não no sentido apenas na estruturação do pensamento e do raciocínio dedutivo, mas, também, de auxiliar na aquisição de atitudes.

Publicado
2023-09-30