A CONTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE DE PORTADORES DE TEXTOS, PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

  • Suzana dos Santos Iannuzzi
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Educação Infantil, Portadores de textos Infantis

Resumo

O presente trabalho, tem como objetivo, evidenciar o fato de que, Alfabetização e Letramento seguem por um mesmo caminho, e por esse motivo, traz a necessidade de se refletir a apropria- ção da língua escrita, onde a base se dá no alfabetizar letrando, fato fundamental para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade, e que portanto, deve ser pensado de forma conjunta, dentro dos processos educativos da primeira infância, às atividades diárias dos alunos e à sua aprendizagem. Para tanto, é preciso estimular a prática de leitura de textos infantis, contos e fábulas, em diversos ambientes como, dentro ou fora da sala de aula ou em casa pois a leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, e esse estímulo deve ser realizado tanto pelo educador, quanto pela própria família da criança. Pois o ato de ler e escrever quando iniciado na infância, pode proporcionar, além do desenvolvimento do gosto pela leitura, a aquisição de compreensão de mundo. Este estudo foi realizado com a finalidade principal de trazer a compreensão sobre a importân- cia de se pensar em uma alfabetização voltada para a aprendizagem da escrita e da leitura, deci- fração da escrita através da linguagem, onde se busca destacar a relevância de leitura de textos, e histórias infantis para o desenvolvimento de capacidades e amadurecimento da criança, e desta forma, se tornando de grande relevância também aos educadores, visto que através dessa leitu- ra, que traz contextos teóricos abordando a Alfabetização e o Letramento e sua relação com o desenvolvimento da criança.

Publicado
2023-09-30