A BRINCADEIRA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA, NO TRABALHO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Suzana dos Santos Iannuzzi
Palavras-chave: Brincar, Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo, evidenciar o envolvimento do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. Nesse sentido, é necessário compreender o significado do brincar, conceituando os principais termos utilizados para designar o ato de brincar e o universo lúdico, universo onde a criança se torna capaz de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, conscientizar-se sobre a existência do outro, estabelecer relações, resolver conflitos e construir conhecimentos, proporcionando o favorecimento do desenvolvimento integral da criança. Este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizei a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referentes ao tema em questão. Desta forma, este estu- do proporcionará uma leitura mais consistente acerca da importância do brincar na vida do ser humano e, em especial, na vida da criança. O tema em questão, ao longo do tempo, tem gerado uma série de discussões acerca de sua im- portância no desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo, na Educação Infantil. Após inúme- ras constatações, sua importância vem conquistando espaço e reconhecimento, de seu devido valor, sobretudo, na educação infantil.

Publicado
2023-09-30