A QUANTIDADE DE ALUNOS AFETA O DESEMPENHO EM SALA DE AULA

  • Lenice Santos

Resumo

Cada turma que o educador leciona tem um perfil e não são só os problemas de aprendizagem que o professor tem que resolver, existem outros casos que aparecem dentro da sala de aula. Po- de-se concluir que o aluno tem a escola para exteriorizar os seus sentimentos: alegrias, tristezas, preconceitos, entre outros, enfatizados pelas famílias. Lembrando que o educando pertence a escola, mas o professor cria um vínculo afetivo com a turma, que é necessária. Sendo que, se ele tivesse uma turma de uns vinte e cinco e, no máximo, trinta alunos, por ser uma turma menor, os alunos poderiam interagir mais com os colegas e os seus educadores. Deste modo, outros es- paços dentro da sala poderiam ser criados; como o cantinho da leitura. Problemas com a apren- dizagem sempre existiram e existirão, por isso as aulas de reforço deveriam ser atribuídas a um professor que se prontificou, usando uma sala só para este objetivo. Neste ambiente de apren- dizagem, os próprios estudantes acompanharão os seus desenvolvimentos, utilizando materiais pedagógicos voltados para este objetivo. Eles também poderão confeccionar os seus próprios materiais na aprendizagem. A equipe gestora tem que respeitar o educador que assumiu a sala de reforço. Não se deve culpar este profissional por aqueles alunos que não conseguiram desen- volver, já que nem todos os casos pertencem só à escola. Lembrando que nem todas as crianças desenvolvem na aprendizagem ao mesmo tempo e que há casos em que só um profissional de saúde poderá auxiliar o aluno, a família e a escola.

Publicado
2023-09-30