A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

UM OLHAR SOBRE SUA PRODUÇÃO DE TEXTO

  • Aline Abade Reis Santos

Resumo

O presente artigo reflete sobre quem é o indivíduo surdo, qual a sua real necessidade de aprendizagem e como ocorre a sua aprendizagem de Língua Portuguesa. O texto mostra quem é considerado surdo, quais são os níveis de surdez e reflete sobre a identidade surda, pois muitos surdos sentem vergonha de sua condição, forçando-se a viver em mundo oralizado e tendo dificuldades de aprendizagem sem que suas necessidades especiais de aprendizagem sejam consideradas. A pesquisa também mostrou as características da Língua Brasileira de Sinais – a LIBRAS, revelando as suas diferenças em relação à Língua Portuguesa. Este fator é de extrema importância para a análise da aquisição de Língua Portuguesa escrita, devido a alguns equívocos na sintaxe de Língua Portuguesa que são recorrentes em alunos surdos. Conclui-se que ainda há um longo caminho a trilhar para que a aprendizagem do aluno surdo ocorra de maneira coerente com as suas necessidades, garantindo que a LIBRAS seja utilizada dentro do ambiente escolar e que a sua aprendizagem ocorra principalmente nesta língua.

Publicado
2020-07-08