O BRINCAR E O TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA BREVE ANÁLISE DO CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO

  • Isabel Cristina Silva
Palavras-chave: Brincar, Território, Educação Infantil, Currículo da Cidade de São Paulo, Geografia, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância da brin- cadeira e do brincar relacionados ao conceito de território presentes no Currículo da Cidade - Educação Infantil e que hoje é um dos principais documentos orientadores das práticas pe- dagógicas disponibilizadas aos profissionais da Rede Municipal de Educação (RME). Inicial- mente, o currículo aborda os principais conceitos sobre equidade, educação integral, educação inclusiva, território, relações étnico-raciais e relações de gênero para crianças e bebês, em con- sonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nota-se que o projeto de educação é defendido enquanto um processo social por direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e bebês e estes devem estar relacionados às realidades sociais, raciais e geográficas como proposta pedagógica. Entre esses direitos para a educação infantil, o brincar perpassa pelo reconheci- mento da relação dos territórios e sujeitos que relevam suas identidades e cultura como forma de desenvolvimento cognitivo e social durante o processo de aprendizagem entre profissionais e educandos. Desta forma, busca-se analisar a presença dos conceitos geográficos no documen- to e sua relação com as práticas pedagógicas e metodologias defendidas. Para isso, o trabalho apresenta alguns referenciais teóricos sobre a importância do brincar na educação infantil e do reconhecimento dos territórios vividos pelos sujeitos. Demonstrou-se que compreender, anali- sar e vivenciar esses territórios como parte da construção social e cognitiva deve apresentar uma direção na construção de metodologias e objetivos a serem explorados e aprendidos durante as aulas e a construção do Projeto Político Pedagógico da escola.

Publicado
2023-10-01