O TRABALHO COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS SOBRE INDÍGENAS E NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Gilmara Silva de Oliveira Scher

Resumo

O presente artigo discute a implementação das Leis nº 11.645/2008, que instituiu o ensino da cultura indígena nas escolas brasileiras, e da Lei nº 10.639/03 instituída a fim incluir e garantir o ensino das relações étnico-raciais referentes à cultura africana e afro-brasileira, tão importantes para conhecer a História do Brasil e a sua formação ao longo do tempo. Assim, justifica-se o presente artigo pelo fato de que ainda nos dias atuais, muitas escolas ainda tem dificuldade para trabalhar com o tema, e quando trabalham se limitam a desenvolver projetos voltados para o dia 19 de Abril, Dia do Índio e para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A ideia é trabalhar esses conceitos desde a Educação Infantil a fim de proporcionar as crianças o conhecimento dos aspectos positivos e as contribuições dessas duas etnias, trabalhando, por exemplo, contos e mitos, músicas, culinária, artes, entre outras atividades, que favoreçam não só o conhecimento, mas também o respeito por essas pessoas.

Publicado
2020-07-08