LÚDICO E ALFABETIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Marília de Alsina Grau Sampaio
Palavras-chave: Crianças bem pequenas, Brincadeira livre, Cesto dos tesouros, brincar heurístico, Educação Infantil

Resumo

A pesquisa a seguir relata sobre as contribuições da brincadeira livre com objetos não es- truturados ou de largo alcance para as crianças bem pequenas em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, descoberta e autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros. A criança entre 5 e 6 anos encontra-se em uma fase na qual o egocentrismo é predominante nas suas ações, pensamentos e sentimentos .A metodologia utili- zada é sempre a da observação durante o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras heurísticas, pois além das observações durante as sessões, são captados e gerados recursos imagéticos para análise de dados, aos poucos a criança inicia a tolerância social ,cria vínculos afetivos ,divide o espaço ,cria situações onde o “meu” é substituído pelo “teu” ,e assim aprende brincando.

Publicado
2023-10-01