A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO RECURSO PARA MUDANÇA DE HÁBITOS FÍSICOS E SEUS CONFLITOS INTERNOS DE ATUAÇÃO

  • Gustavo Varela Santos

Resumo

Atualmente com o aumento dos estímulos de meios eletrônicos e virtuais nota- se um fenômeno de inatividade física em todas as faixas etárias. É notório que as tecnologias facilitam as complexidades do dia a dia em grandes cidades, porém como efeitos negativos deste pressuposto, dados demonstram que as crianças e os adolescentes são os maiores prejudicados por esta diminuição de atividades físicas, pois índices de obesidade e doenças crônicas não param de subir ao passo que o tempo de uso de celulares, notebooks e TV sobem igualmente. Este efeito em longo prazo encaminha-se para um grande numero de adultos e idosos com problemas crônicos de saúde adquiridos na infância por este estilo de vida sedentário. Os governos observando que os gastos com saúde tendem a aumentar neste cenário têm desenvolvido ferramentas como programas de incentivo a pratica de esporte e atividades físicas para estimular hábitos de vida saudáveis, porém esses países são uma minoria e infelizmente o Brasil se move a passos lentos e curtos diminuindo cada vez mais as verbas para o incentivo de uma vida ativa. Neste sentido os professores de Educação Física Escolar, (EFE), tem papel importante para estimular e motivarem as crianças e adolescentes a compreenderem a importância de uma vida equilibrada entre os meios tecnológicos e pratica de atividades físicas, porém a própria EFE dentro do seu contexto histórico demonstra problemas de identidade no seu papel dentro do ambiente escolar, muito talvez por uma possível dicotomia entre seu campo teórico e o trabalho pedagógico na escola, informalmente chamado de “chão da escola”, e isto pode ser um agravante a mais no processo de estimulo a aderência em atividades físicas. Este artigo visa apresentar dados que denotam certa dicotomia entre a teoria e pratica da EFE para delinear seu espectro interno de reflexão ação para propor um processo de ensino aprendizagem condizente como área de conhecimento e suas demandas sociais.

Publicado
2020-07-08