A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO

  • Lilian Oliveira
Palavras-chave: Educação, Aprendizagem, diagnóstico

Resumo

Nesta pesquisa trataremos da importância da psicopedagogia e do trabalho do psi- copedagogo nas unidades educacionais, e para entendermos melhor faremos um breve relato deste ofício. Compreender o que faz este profissional, na forma como atua, abre um leque de possibilidades para suprir as demandas dos alunos com dificuldades de aprendizagens. O psicopedagogo é um profissional que trabalha no âmbito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de dificuldades de aprendizagem, sendo assim o papel do psicopedagogo é facilitar a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, bem como, atender as especificidades de quaisquer alunos, em classe comum do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade promovendo inclusão. Para Grassi (2013) A psicopedagogia, tem como finalidade de estudo o processo de ensi- no-aprendizagem, que é bastante complexo, pois abraça diversos elementos, fatores e concep- ções teóricas. Ao estudá-lo a psicopedagogia foca sua atenção na prevenção das dificuldades de aprendizagem e no seu atendimento terapêutico. Portanto a importância do psicopedagogo na educação se faz cada vez mais necessária, de- vido ao grande número de casos e déficit de aprendizagem, tem -se verificado uma quantidade significativa nas unidades educacionais de crianças, adolescentes e jovens com diagnósticos re- lacionados aos transtornos de aprendizagem e de comportamento como: transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH),dislexia, transtorno opositor desafiador (TOD)distúrbio reativo de vinculação da infância, entre outros deslocando problemas e dificuldades sociais e institucionais, decorrentes de uma série de fatores como patologias, maternagem malfeita, bloqueios psicológicos entre outros que o educador não consegue se aprofundar na aula. Hora por motivo de uma grande quantidade de alunos e suas necessidades especificas, suporte ajuda como mão de obra especializada, ora por falta de formação, despreparo e falta de recursos.

 

Se- gundo a LDB n° 9.394/96 estabelece: Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I – cur- rículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às suas necessidades.

Publicado
2023-10-02