MINICONTOS E A CRIATIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DA NARRATIVA CURTA PARA A SENSIBILIZAÇÃO LITERÁRIA

  • Rodrigo da Silva Lima
Palavras-chave: Minicontos, Sequência didática, Multimodalidade, Gêneros discursivos

Resumo

Este artigo tem por objetivo pensar, a partir do crescimento exponencial do acesso à internet, como novos gêneros textuais literários têm surgido e fazem parte da vida cotidiana dos alunos do Ensino Fundamental II, em especial, alunos do 9 ano. Nesse contexto, as aulas de língua portuguesa precisam contextualizar essas novas narrativas e práticas sociais de linguagem, especialmente os do âmbito virtual, não só por que estão na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), mas também pelo fato de ampliar a experiência literária que, como entreternimento, enfreta a concorrência das redes sociais bem como inúmero jogos eletrônicos e aplicativos diversos que demandam a atenção desses jovens. Partindo dessas premissas, o presente artigo traz uma análise de uma sequência didática (SD) bem como uma sugestão de ampliação da atividade a partir do trabalho com o gênero textual miniconto, principalmente por ele ser bastante acessado em redes sociais e sites com conteúdo literário. Desta froma, esses textos multimodais se destaca especialmente por sua versatilidade para estimular a leitura e a escrita literária para esses alunos do Ensino Fundamental de ciclo autoral (9 ano).

Publicado
2023-10-08