EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS:

UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA E SOCIAL

  • Ana Alice Nogueira do Nascimento

Resumo

Em um país no qual o hábito de educação financeira não faz parte da realidade de sua população, juntamente com o fato de a mídia se aproveitar da criança almejando a formação de novos consumistas, e com o modo como os pais agem em relação ao assunto com os filhos, a Educação Financeira surge como uma grande ferramenta que, se utilizada desde cedo, pode edificar as bases de uma equilibrada relação com o dinheiro na vida adulta. Nesse sentido, o presente trabalho buscou analisar a importância da inserção da Educação Financeira na rede pública de ensino, objetivando preparar cidadãos para a vida, para que possam agir de modo apropriado, saudável e com responsabilidade diante de situações relacionadas com assuntos financeiros. A necessidade de colocar a Educação Financeira como parte da grade curricular nos diversos níveis de ensino, abre um leque de oportunidades para novas pesquisas nessa área tão carente de bases teóricas. É hora de o brasileiro cuidar melhor de suas finanças para que amanhã as crianças possam usufruir de uma economia financeiramente estável, geradora de bons consumidores e consecutivamente mais independentes e autônomos em suas decisões, com melhor qualidade de vida, projetados a um futuro financeiro promissor e à realização de seus sonhos.

Publicado
2020-07-08