LETRAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Adriana Tolvetti
Palavras-chave: Letramento, Matemática, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é pensar no Letramento como instrumento integrante no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Este trabalho tem o intuito de apresentar teorias, as quais possuem como eixo central destacar a importância do Letramento no ensino da Matemática a fim de proporcionar momentos de reflexão sob um novo olhar diante deste processo. Com base na pesquisa realizada, é possível identificar que ler não é apenas codificar letras, assim é no ensino-aprendizagem da matemática. Neste sentido, existe a necessidade da comparação entre a didática tradicional e o estudo sobre o Letramento. Tê-lo como recurso mediador entre os objetivos do ensino, favorece no desenvolvimento do aluno? Quais são os prejuízos e benefícios dessas metodologias que são tão distintas? A abordagem utilizada neste trabalho foi à qualitativa, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas para um melhor direcionamento à comprovação científica e da veracidade dos fatos contidos. Neste trabalho foi possível identificar um novo conceito sobre o ensino da matemática e os benefícios que o estudo do letramento pode propiciar no ensino-aprendizagem.

Publicado
2023-10-23