NEUROPSICOPEDAGOGIA - O DIÁLOGO ENTRE A NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO

  • Adriana Tolvetti
Palavras-chave: Educação, Neurociência, Aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda a questão do papel do neuropsicopedagogo, e suas possíveis intervenções. Ao examinar esse papel no contexto educacional, é preciso antes de tudo conhecer as particularidades de atuação desse profissional e o caminho que percorre até chegar às intervenções. Esses temas educacionais enfatizam seus aspectos inclusivos como parte de seu acompanhamento psicológico quando empregam uma abordagem pedagógica, exigindo uma dedicação à educação especial e padrões profissionais adequados, bem como um enfoque ético. A abordagem utilizada neste trabalho foi à qualitativa, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas para um melhor direcionamento à comprovação científica e da veracidade dos fatos contidos. As ações do neuropsicopedagogo no interior das escolas beneficiam alunos, educadores, família, a comunidade e a sociedade como um todo. Seu maior foco é entender o desenvolvimento da aprendizagem.

Publicado
2023-10-23