O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

  • Maria de Fatima Salvador Vieira Coelho
Palavras-chave: Música, Interdisciplinaridade, Estratégias, Importância

Resumo

Este estudo realizou uma revisão exploratória da literatura com o objetivo de investigar e analisar os benefícios do uso da música como ferramenta de ensino interdisciplinar no currículo escolar. A partir da revisão, foi constatado que a música possui um papel relevante na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, estimulando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. As estratégias e atividades interdisciplinares com música proporcionam um ambiente de aprendizagem enriquecedor, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para sua formação integral. A música como ferramenta interdisciplinar contribui para o aprimoramento da concentração, memória, raciocínio lógico, criatividade e expressão emocional dos estudantes. Além disso, fortalece a colaboração, a comunicação e a valorização da diversidade cultural. No entanto, é necessário um planejamento cuidadoso e investimentos na formação de professores e disponibilidade de recursos adequados para a efetivação do uso da música como ferramenta interdisciplinar no contexto educacional. A interdisciplinaridade com música apresenta-se como uma abordagem promissora para enriquecer o currículo escolar e proporcionar experiências educacionais mais significativas e enriquecedoras para os alunos.

Publicado
2023-10-24