A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA:

Desenvolvimento do Projeto

  • Valéria Lopes Nascimento

Resumo

A presente elaboração do trabalho de estudo conclusivo vinculado a área de concentração, na utilização de Recursos Midiáticos dentro do processo ensino/aprendizagem em Língua Estrangeira (LE) aqui direcionado para Língua Inglesa na Rede São Paulo de Formação de docentes (REDEFOR) e a Universidade Paulista (UNESP), vem constatar a relevância no desenvolvimento educacional do educando com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A fim de cumprir o desenvolvimento da pesquisa, embasamentos com leitura de textos direcionados a professores nativos ou não de língua inglesa na análise, orientação e seleção de atividades com a utilização das TICs, como ferramenta de ensino que orientarão e pontuarão a elaboração do trabalho conclusivo. Propõe-se também, uma metodologia de pesquisa ação com foco qualitativo (Bleger, 1980) por julgar mais adequado, pois envolve a obtenção de dados descritivos uma vez que o contato entre pesquisador e pesquisado dá-se de forma direta e cuja ênfase é no processo e não no produto (Bogdan e Biklen, 1994). Participaram da pesquisa 240 alunos da Escola Estadual Doutor Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. do Ensino Médio da rede pública onde responderam ao questionário que foi distribuído na primeira semana de outubro de 2011. O objetivo do questionário é constatar o grau de envolvimento dos alunos em uma aula com a utilização de recursos midiáticos.

Publicado
2020-07-27