TSUNESABURO MAKIGUCHI E SEU SISTEMA EDUCACIONAL CENTRADO NO SER HUMANO

  • Marcos Roberto dos Santos
  • Sônia Querino Santos e Santos
  • Anne Péné-Annette

Resumo

O pedagogo japonês Tsunesaburo Makiguchi nasceu no dia 6 de julho de 1871 em uma pequena vila da Província de Niigata, chamada Arahama, local que sentiu profundamente as mudanças pelo qual o Japão passou se transformando de uma sociedade feudal primordialmente agrária para uma potência industrial. Ao criticar o ensino japonês de sua época Tsunesaburo Makiguchi (1871 - 1944) foi impedido pelo governo de seu país de atuar como educador. Perseguido devido as suas fortes convicções em relação à defesa de uma educação sem privilégios e antimilitarista foi afastado de suas atividades de professor e diretor de escola. Mesmo diante da mais dura realidade ele jamais se abalou e dedicou-se à criação de valores humanos, acreditando no objetivo principal da educação que é a felicidade de cada pessoa. Por meio de sua experiência com a educação Makiguchi pode concatenar ideias aparentemente díspares, gerando registros em seu diário que se avolumaram ao longo de trinta anos, como também aproveitou anotações feitas em rascunhos, rabiscos, bem como pequenos ensaios. Este acúmulo de anotações fez com que publicasse em 18 de novembro de 1930 sua obra Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Educacional de Criação de Valor). Fundou a organização Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor). Hoje, de forma difusa, o Sistema Educacional Soka, além do Japão, é implementado no Brasil com um colégio, nos Estados Unidos com uma Universidade e em muitos outros países, o que vem atraindo a atenção dos especialistas em educação. Desta feita é o que este artigo aborda: a Educação Soka. Educação esta que segundo o fundador, Daisaku Ikeda (1928) é uma “educação embasada na dignidade da vida”.

Publicado
2019-12-12