ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

  • Luana Ribeiro de Souza Lima

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como a equipe educacional deve trabalhar para desenvolver adequadamente o aluno com Altas Habilidades, sob a perspectiva psicopedagógica. Neste contexto, destaca a necessidade de um amplo trabalho envolvendo escola, família e profissionais da saúde, para oferecer todo o suporte para que o aluno tenha todo seu potencial explorado, bem como encontre auxílio em suas dificuldades. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, considerando especializados no campo da inclusão e superdotação, bem como artigos científicos disponíveis nas bases de dados como Scielo e Google Acadêmico. Concluiu-se que trabalhar na perspectiva psicopedagógica é oferecer todo suporte para que o aluno seja contemplado e tenha verdadeiramente acesso a educação e, por isso, exige profissionais aptos, que trabalhem com metodologias atrativas, reforço positivo e estímulo às áreas onde o aluno com Altas Habilidades possui destaque. No entanto, trata-se de um trabalho conjunto, onde a família deve estar presente apoiando, estimulando e buscando sempre auxílio de profissionais que podem contribuir positivamente, seja através do diagnóstico que possibilitará intervenções em prol do aluno, como também o acompanhamento necessário para contemplar todas as suas manifestações

Publicado
2019-12-13