http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/issue/feedUnificada: Revista Multidisciplinar da FAUESP2023-11-16T22:13:48-03:00GLADSON PEREIRA DA CUNHAgladsoncunha@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>UNIFICADA: Revista Multidisciplinar da FAUESP</strong> (ISSN xxxx-xxxx) é um periódico da<strong> FACULDADE UNIFICADA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAUESP)</strong>. O seu interesse é a publicação de artigos, ensaios, estudos de caso de caráter científico abrangendo o campo da Educação e suas áreas correlatas. Podem submeter textos docentes e pesquisadores das áreas citadas, bem como pós-graduados e discentes de pós-graduação. Trabalhos de graduados ou graduando serão aceitos para submissão, desde que esses sejam acompanhados de seus respectivos orientadores.</p> <p>Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.</p> <p>Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.</p>http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/373Ficha catalográfica2023-10-25T00:13:21-03:00Editorial FAUESPfauesp@fauesp.com.br2023-10-23T06:58:41-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/434Sumário2023-11-16T22:13:48-03:00Editorial FAUESPfauesp@fauesp.com.br2023-11-16T22:13:48-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/376Editorial2023-10-25T00:13:21-03:00Editorial FAUESPfauesp@fauesp.com.br2023-10-23T07:04:32-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/377A AUTOESTIMA NO PROCESSO DO ENSINO-APREDIZAGEM2023-10-25T00:13:21-03:00Adriana Tolvettifauesp@fauesp.com.br<p>O objetivo deste trabalho é pensar na importância da autoestima no processo do ensino- aprendizagem. O estudo busca focar as influências emocionais e os trabalhos psicopedagógicos realizados junto às instituições educacionais no propósito de contribuir no processo educativo. Para nortear este trabalho, foram analisados conceitos, abrangências e teorias, as quais possuem como eixo central destacar a importância da autoestima no processo do ensino-aprendizagem a fim de proporcionar momentos de reflexão sob um novo olhar diante deste processo. Com base na pesquisa realizada será possível identificar a psicopedagogia como ferramenta mediadora entre os objetivos do ensino favorecendo no desenvolvimento do aluno? A abordagem utilizada neste trabalho foi à qualitativa, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas para um melhor direcionamento à comprovação científica e da veracidade dos fatos contidos. Neste trabalho foi possível identificar um novo conceito sobre o ensino-aprendizagem e os benefícios que o estudo da psicopedagogia pode propiciar.</p>2023-10-23T07:07:45-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/378LETRAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA2023-10-25T00:13:21-03:00Adriana Tolvettifauesp@fauesp.com.br<p>O objetivo deste trabalho é pensar no Letramento como instrumento integrante no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Este trabalho tem o intuito de apresentar teorias, as quais possuem como eixo central destacar a importância do Letramento no ensino da Matemática a fim de proporcionar momentos de reflexão sob um novo olhar diante deste processo. Com base na pesquisa realizada, é possível identificar que ler não é apenas codificar letras, assim é no ensino-aprendizagem da matemática. Neste sentido, existe a necessidade da comparação entre a didática tradicional e o estudo sobre o Letramento. Tê-lo como recurso mediador entre os objetivos do ensino, favorece no desenvolvimento do aluno? Quais são os prejuízos e benefícios dessas metodologias que são tão distintas? A abordagem utilizada neste trabalho foi à qualitativa, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas para um melhor direcionamento à comprovação científica e da veracidade dos fatos contidos. Neste trabalho foi possível identificar um novo conceito sobre o ensino da matemática e os benefícios que o estudo do letramento pode propiciar no ensino-aprendizagem.</p>2023-10-23T07:10:48-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/379NEUROPSICOPEDAGOGIA - O DIÁLOGO ENTRE A NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO2023-10-25T00:13:21-03:00Adriana Tolvettifauesp@fauesp.com.br<p>Este artigo aborda a questão do papel do neuropsicopedagogo, e suas possíveis intervenções. Ao examinar esse papel no contexto educacional, é preciso antes de tudo conhecer as particularidades de atuação desse profissional e o caminho que percorre até chegar às intervenções. Esses temas educacionais enfatizam seus aspectos inclusivos como parte de seu acompanhamento psicológico quando empregam uma abordagem pedagógica, exigindo uma dedicação à educação especial e padrões profissionais adequados, bem como um enfoque ético. A abordagem utilizada neste trabalho foi à qualitativa, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas para um melhor direcionamento à comprovação científica e da veracidade dos fatos contidos. As ações do neuropsicopedagogo no interior das escolas beneficiam alunos, educadores, família, a comunidade e a sociedade como um todo. Seu maior foco é entender o desenvolvimento da aprendizagem.</p>2023-10-23T07:14:10-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/380NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO2023-10-25T00:13:21-03:00Aline Gomes Vidalfauesp@fauesp.com.br<p>A educação é o meio pelo qual os seres humanos aprendem diferentes habilidades para desenvolver autonomia. Essa é uma das definições possíveis para educação. Ela pode ocorrer em duas vertentes: formal e informal. A educação formal é aquela que recebemos nas instituições escolares, a partir de um currículo estruturado e sistematizado. Já a educação informal é aquela que recebemos em nossas famílias, é onde nos ensinam valores e princípios de convivência. As dificuldades de aprendizagem podem ser observadas em ambas as esferas educacionais, porém é na educação formal que essas dificuldades costumam aparecer de maneira mais evidente. São muitos os profissionais que podem auxiliar um aluno com dificuldades de aprendizagem, entre eles o neuropsicopedagogo.</p>2023-10-23T07:21:34-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/381AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO2023-10-25T00:13:21-03:00Aline Gomes Vidalfauesp@fauesp.com.br<p>A educação é o meio pelo qual os seres humanos aprendem diferentes habilidades para desenvolver autonomia. Essa é uma das definições possíveis para educação. Mas o que é autonomia no contexto da inclusão? Essa talvez seja uma das principais discussões no campo da educação atualmente. Como avaliar se um aluno com deficiência está desenvolvendo autonomia ou não? Qual é o papel do professor nesse processo? A avaliação escolar é uma atividade que permite ao docente entender quais conteúdos foram realmente apropriados pelos alunos e também quais as lacunas de aprendizagem. A partir da avaliação, o professor pode “recalcular a rota” e refazer seu planejamento para procurar sanar as lacunas de aprendizagem de seus alunos e, assim, observar o desenvolvimento de suas capacidades.</p>2023-10-23T07:24:55-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/382AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA VOLTADA PARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL2023-10-25T00:13:21-03:00Aline Gomes Vidalfauesp@fauesp.com.br<p>Sabemos que é difícil conceituar, definir e nomear uma deficiência intelectual. Por isso mesmo é igualmente difícil identificar o sujeito com deficiência intelectual, bem como avaliá- lo e intervir em seu processo de aprendizagem. Assim, a primeira questão que permeia este estudo é: como é possível identificar precocemente quando um sujeito apresenta algum tipo de deficiência intelectual? Quais profissionais podem auxiliar nesse diagnóstico? Nas instituições escolares, é comum os professores identificarem dificuldades de aprendizagem – de pequenas a grandes – em seus alunos. Porém, o professor não é o profissional qualificado para fechar um diagnóstico médico de deficiência. Então o que fazer?</p>2023-10-23T07:28:47-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/383CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM2023-10-25T00:13:21-03:00Cintia Teixeira Amattifauesp@fauesp.com.br<p>Este trabalho visa refletir sobre a importância da arte e Ludicidade na educação infantil, e suas práticas pedagógicas na Educação Inclusiva, considerando-se que as artes em suas diversas formas, entre elas a música, a dança, o teatro, as artes visuais são elementos da cultura de uma sociedade e estão muito presentes na vida das pessoas, e que a escola deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e como área de conhecimento, esta proposta de pesquisa apresenta a questões da contribuição da arte para o ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental analisando as práticas pedagógicas da Educação Inclusiva.</p>2023-10-23T11:24:51-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/384A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NAS SÉRIES INICIAIS2023-10-25T00:13:21-03:00Cintia Teixeira Amattifauesp@fauesp.com.br<p>A arte na educação de crianças pode ajudar a trazer as respostas e as propostas necessárias para a atuação do docente que considera o ensinar como uma forma de provocar o criar, o fazer, o buscar, o analisar, o interpretar e o expressar, e não apenas como uma mera transmissão de conteúdos, sendo este, um pedagogo, um professor ou qualquer outro profissional envolvido na educação de crianças.</p>2023-10-23T11:28:24-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/430O TEXTO COLETIVO: PRODUÇÃO DE CORDÉIS COM OS ESTUDANTES DO CIEJA2023-11-16T11:53:45-03:00Cláudia Oliveira Figueiredofauesp@fauesp.com.br<p>O objetivo deste artigo é demonstrar uma prática de elaboração coletiva de cordéis no contexto da educação de jovens e adultos e sua contribuição no processo de letramento e valorização da cultura nordestina e de identidade dos estudantes. Para tanto, o artigo apresenta uma breve definição da Literatura de cordel em Portugal e a Literatura de folheto no Nordeste brasileiro, bem como uma comparação entre essas duas literaturas. O artigo apresenta também uma breve definição do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e por último a descrição da prática de produção dos textos.</p>2023-11-16T11:53:45-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/387MUSICOTERAPIA E A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA2023-10-25T00:13:22-03:00Edna Aparecida Rochafauesp@fauesp.com.br<p>Diante do grande desafio de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, faz-se necessário utilizar das diversas possibilidades terapêuticas para auxiliá- las a viver nos diversos ambientes sociais. A MUSICOTERAPIA é uma delas que, segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, trata-se do uso profissional da música para otimizar a qualidade de vida e melhorar a saúde e bem-estar físico, social, comunicacional, emocional, intelectual e espiritual do indivíduo. (WORLD FEDERATION OF MUSIC THERAPY, 2011). A utilização dessa arte-ciência como facilitadora de um processo centrado nas especificidades de cada indivíduo com esse transtorno, revela possibilidades lúdicas, prazerosas e emancipadoras, permitindo à cada pessoa com TEA descobrir seu potencial criativo, sua maneira de interagir com o mundo e seu modo de construir conhecimento.</p>2023-10-23T11:43:16-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/388A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA ESCOLA2023-10-25T00:13:22-03:00Elza Macedo Rochafauesp@fauesp.com.br<p>A paralisia cerebral é um distúrbio motor que afeta a postura, o movimento e a coordenação do corpo. A condição é causada por danos ao sistema nervoso central, que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. A doença afeta cerca de 2 a 3 crianças a cada 1.000 nascimentos, tornando-se uma das causas mais comuns de deficiência em crianças em todo o mundo. Ela pode causar uma ampla gama de sintomas, que variam de pessoa para pessoa. Alguns pacientes podem ter dificuldades em controlar seus movimentos, enquanto outros podem ter dificuldades em falar ou engolir. A paralisia cerebral é geralmente classificada com base no tipo e na gravidade dos sintomas que o paciente apresenta. Há quatro tipos principais de paralisia cerebral: espástica, atáxica, discinética e mista. A forma espástica é a mais comum e é caracterizada por músculos tensos e rígidos. A forma atáxica é menos comum e provoca uma coordenação motora imprecisa. Já a forma discinética se caracteriza por movimentos involuntários e, por fim, a forma mista é uma combinação de diferentes tipos.</p>2023-10-23T11:46:22-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/389ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO INFANTIL2023-10-25T00:13:22-03:00Eveli Fonseca do Nascimentofauesp@fauesp.com.br<p>O assunto desde artigo vem de encontro com dados e experiências colecionadas em artes manuais em educação infantil no qual atuo.</p> <p>A arte contemporânea pode ser uma das principais refeências em proposta pedagógica na Educalçao Infantil, tendo em vista sua concepção interrogativa, crítica e lúdica, convite para que os espectadores participem das obras em pensamentos ou em ações.</p>2023-10-23T11:52:58-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/390DIDÁTICA DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-10-25T00:13:22-03:00Eveli Fonseca do Nascimentofauesp@fauesp.com.br<p>A idéia que temos de criança tem se modificado com o tempo. De acordo com estudos e pesquisas recentes, a criança é considerada um ser único e completo, ao mesmo tempo que continua a crescer e se desenvolver. Apesar de demandar cuidados de adultos, desde que nasce ela já é capaz de interagir com o meio natural, social e cultura. Além disso, as crianças apresentam características específicas de acordo com suas experiências, sua etapa de desenvolvimento e seu processo de crescimento.</p>2023-10-23T11:57:57-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/391PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-10-25T00:13:22-03:00Eveli Fonseca do Nascimentofauesp@fauesp.com.br<p>Brincar é importante na Educação Infantil. Mara Moyles(2002), no lugar de considerar as brincadeiras como encaminhamento à parte, todas as atividades da escola devem estar impregnadas delas.</p> <p>Brincar é um processo, um meio para ensinar e aprender.</p> <p>Contudo, nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, os eixos estruturantes das interações e brincadeiras precisam estar bem claros, assim, como as principais experiências proporcionadas às crianças.</p>2023-10-23T12:11:19-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/392CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS2023-10-25T00:13:22-03:00José Carlos da Silvafauesp@fauesp.com.br<p>O presente artigo, pretende discutir as questões da cultura indígena, seus valores, conhecimentos, crenças e costumes desses povos e suas influências para a construção da cultura brasileira.</p>2023-10-23T12:16:16-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/393DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM2023-10-25T00:13:22-03:00José Carlos da Silvafauesp@fauesp.com.br<p>O presente artigo, visa tratar as contribuições da didática para o sucesso do ensino-aprendizagem dos estudantes, como ilustração estabeleci relações entre a didática como estratégia de ensino e a didática Freiriana.</p>2023-10-23T12:20:01-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/394DIVERSIDADE DOS POVOS BRASILEIROS E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA2023-10-25T00:13:22-03:00José Carlos da Silvafauesp@fauesp.com.br<p>O presente artigo, pretende discutir as questões acerca de uma educação antirracista, que traz com o abordagem uma educação que valorize a identidade dos diferentes povos brasileiros.</p>2023-10-23T12:31:31-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/395INCLUSÃO ESCOLAR E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM2023-10-25T00:13:22-03:00Juliana Neri Angelellifauesp@fauesp.com.br<p>A inclusão no Brasil é um desafio, assim como em outros países, faz se necessário leis que especifiquem o público-alvo e as barreiras enfrentadas pelos mesmos, assim como, as estratégias necessárias para a eliminação das barreiras. A sociedade como um todo deve usar estratégias para a eliminação das barreiras e para que todos tenham acesso aos seus direitos, uma dessas estratégias é o Desenho Universal para a Aprendizagem , que teve origem na arquitetura, mas que pode nos ajudar muito na educação, para garantir o direito de todos os estudantes.</p>2023-10-23T13:02:18-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/396ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA2023-10-25T00:13:22-03:00Lindivanda da Costa Sousafauesp@fauesp.com.br<p>Este trabalho busca mostrar que a Alfabetização Científica dentro da Educação Básica Infantil gera um grande desenvolvimento na criança na hora do seu aprendizado. O mundo da Ciência implantado desde cedo na Educação Básica Infantil vem possibilitar e criar maior envolvimento em sala de aula percebido com o avanço da aprendizagem na criança. Sendo assim, relacionamos as contribuições da Alfabetização Cientifica no Ensino de Ciências e, verificamos algumas formas em que a Alfabetização Cientifica leva a contribuir com a Educação Básica Infantil. Assim, buscamos autores como; Delizoicov & Lorenzetti (2008), Lorenzetti (2002), Bujes (2001), Kramer (2007) e Rosa (2001). Com a metodologia usada de uma pesquisa bibliográfica foi verificada a enorme contribuição para o Ensino Básico, podemos perceber que a Alfabetização Cientifica se torna válida para ser apresentada desde a mais tenra infância, já que ela auxilia, significativamente, no processo e no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos alunos.</p>2023-10-23T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/397O DESAFIO DO ENSINO DE LIBRAS E INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS2023-10-25T00:13:22-03:00Lindivanda da Costa Sousafauesp@fauesp.com.br<p>A importância da inclusão da criança surda nas escolas da rede regular de ensino. Qual o desafio dos professores, funcionários, equipe gestora e família na inclusão de crianças surdas na rede regular de ensino, priorizando a LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais ) como sua primeira língua para comunicação e formação, fato esse que muitos professores desconhecem e ao receber um aluno surdo não conseguem incluir de forma que ele participe das atividades desenvolvidas.</p>2023-10-23T13:08:56-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/398A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-10-25T00:13:22-03:00Lindivanda da Costa Sousafauesp@fauesp.com.br<p>São inúmeros os autores que se debruçaram sobre o assunto e continuam a estudar o tema. Este trabalho objetiva de forma ampla, refletir sobre a importância do lúdico e a Arte na aprendizagem, principalmente durante a infância apresentando a visão de alguns teóricos, docentes e discentes sobre o assunto para tanto se elegeu como objetivos específicos: discutir sobre a importância do lúdico para as crianças; apresentar as visões de Froebel, Vygotsky, Piaget e Wallon sobre a importância do brincar para a aprendizagem e; refletir sobre a necessidade do lúdico na educação.v</p>2023-10-23T13:12:09-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/399MÚSICA: PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA2023-10-25T00:13:22-03:00Lucia Teles de Menezesfauesp@fauesp.com.br<p>O presente trabalho objetivou trabalhar reflexões e a importância da psicologia e música e a neurociência, a partir de uma pesquisa sobre esses temas. Mostraremos que a música faz parte da história e desenvolvimento da do ser humano na terra, que a música evoca vários sentimentos e que ela está relacionada com a Psicologia e Neurociência. O artigo mostrara que a música em conjunto com a psicologia e a neurociência pode ser utilizada como ferramenta terapêutica. Esse tema possibilita um estudo que conseguimos entender que a música, a psicologia e a neurociência auxiliam o indivíduo a expressar a sua alteridade, sendo autêntico e demonstrando todas as suas potencialidades. Assim, conclui-se que a música, a psicologia e a neurociência permitem o crescimento e o desenvolvimento dos ser humano. O objetivo desse artigo foi alcançado, ao mostrar a importância de ser ter a música, a neurociência e psicologia nas nossas vidas.</p>2023-10-23T13:15:38-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/400EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA2023-10-25T00:13:22-03:00Lucia Teles de Menezesfauesp@fauesp.com.br<p>O objetivo deste artigo é apontar pontos positivos e a importância de se trabalhar música na educação brasileira. Abordaremos pontos importantes para nossa formação educacional, como pontos históricos e legislativos. Também discutiremos a formação de professores e demais profissionais da educação no ambiente escolar na área da arte, pois sabemos que a boa didática é indispensável para melhorar o processo de ensino e construir uma sociedade igualitária. Sendo as artes uma parte obrigatória da educação básica em todos os níveis devido à Lei n. 9.394/96, vimos sua importância na vida educacional dos alunos desde a tenra idade. A música desenvolve os aspectos físicos, cognitivos e emocionais, em que a educação acontece para a vida, permitindo que o aluno possa ser um cidadão crítico O artigo mostrará que devemos reconhecer a importância da música no processo de ensino e como ela auxilia na vida social e emocional do indivíduo.</p>2023-10-23T13:19:26-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/401MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO2023-10-25T00:13:22-03:00Lucia Teles de Menezesfauesp@fauesp.com.br<p>Este artigo irá comprovar a importância da Musicoterapia na educação, terá um breve resumo sobre o que é musicoterapia, como trabalhar a musicoterapia na escola. O objetivo da musicoterapia é a ativação do potencial criativo psicológico, biológico, cultural e da competência comunicativa para os alunos. A pesquisa mostrara a importância de se ter profissionais capacitados nas escolas, também abordaremos a importância de cursos de pós-graduação na área para professores que serão os mediadores dessa ferramenta no espaço educacional. Com resultados positivos da musicoterapia na vida escolar, precisamos sempre reforçar a importância de o professor em sempre estar buscando mecanismos para o desenvolvimento dos seus alunos. O artigo mostra a importância da musicoterapia para o ensino aprendizagem na construção da vida social, emocional e profissional dos alunos.</p>2023-10-23T13:24:05-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/402A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA2023-10-25T00:13:23-03:00Maria das Graças Carvalho de Quadrosfauesp@fauesp.com.br<p>Este trabalho busca mostrar que a Alfabetização dentro da Educação Básica Infantil gera um grande desenvolvimento na criança na hora do seu aprendizado implantado desde cedo na Educação Básica Infantil vem possibilitar e criar maior envolvimento em sala de aula percebido com o avanço da aprendizagem na criança e, verificamos algumas formas em que a Alfabetização Cientifica leva a contribuir com a Educação Básica Infantil. Com a metodologia usada de uma pesquisa bibliográfica foi verificada a enorme contribuição para o Ensino Básico, podemos perceber que a Alfabetização se torna válida para ser apresentada desde a mais tenra infância, já que ela auxilia, significativamente, no processo e no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos alunos.</p>2023-10-23T13:28:39-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/403OS AVANÇOS NA HISTORIA BRASILEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO2023-10-25T00:13:23-03:00Maria das Graças Carvalho de Quadrosfauesp@fauesp.com.br<p>Este trabalho pretende discutir as formas iniciais das políticas sociais de transferência de renda no Brasil indicando a resposta do Estado para o enfrentamento, alívio e erradicação da extrema pobreza como meta de governo no Brasil contemporâneo pretende também discutir a centralidade do trabalho como categoria fundante das relações sociais e da acumulação de riqueza socialmente produzida pela burguesia, da construção do processo de emancipação do indivíduo e de sua cidadania. Essa implicação será pensada à luz das mudanças e transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas na sociedade burguesa, tendo em vista estes elementos, será discutido o caráter contraditório das políticas sociais no capitalismo evidenciando sua intervenção focalizada e fragmentada.</p>2023-10-23T13:33:08-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/404PROTEÇÃO À IDENTIDADE INDÍGENA E QUILOMBOLA2023-10-25T00:13:23-03:00Maria das Graças Carvalho de Quadrosfauesp@fauesp.com.br<p>Através do Estado de Direito os, conceitos como pluralismo e flexibilidade propiciaram uma abertura constitucional sem precedentes na história através de um processo contínuo de transformação e evolução de modo a acompanhar a dinâmica social, a superação da concepção de sociedade homogênea e do paradigma da assimilação cultural que predominou, principalmente num País tão vasto e culturalmente diversificado como o Brasil. Dessa forma, os diversos povos que vivem em seus costumes próprios, reproduzindo suas tradições milenares, se auto reconhecendo como segmento diferenciado da sociedade envolvente, merecem o direito à preservação de sua singularidade sociocultural, posto que sem ela, perderiam sua identidade enquanto povo, fator indissociável da preservação de sua dignidade humana.</p>2023-10-24T07:31:56-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/405REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE E MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL2023-10-25T00:13:23-03:00Maria de Fatima Salvador Vieira Coelhofauesp@fauesp.com.br<p>O ensino de artes no currículo escolar tem sido reconhecido como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por meio da exploração de diferentes formas de expressão artística, como desenho, pintura, escultura e música, as crianças aprimoram habilidades cognitivas essenciais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de concentração. Além disso, a arte e a música oferecem um espaço de experimentação e descoberta, permitindo que as crianças utilizem seus sentidos para explorar o mundo e expressar suas ideias de maneira única. A participação ativa em atividades artísticas estimula a criatividade, incentivando-as a pensar de forma divergente, a explorar soluções alternativas e abraçar a originalidade em suas expressões. A integração efetiva do ensino de artes no currículo escolar requer a adoção de abordagens pedagógicas interdisciplinares, que promovem a conexão entre as disciplinas de arte, música e outras áreas do conhecimento, além de estratégias que valorizam a experimentação, a criatividade e a expressão individual. O acesso igualitário às experiências artísticas e à promoção da diversidade cultural também são aspectos fundamentais para garantir uma educação enriquecedora e inclusiva. Assim, o ensino de artes no currículo escolar se mostra essencial para a formação integral das crianças, confiante para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.</p>2023-10-24T07:35:08-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/406O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR2023-10-25T00:13:23-03:00Maria de Fatima Salvador Vieira Coelhofauesp@fauesp.com.br<p>Este estudo realizou uma revisão exploratória da literatura com o objetivo de investigar e analisar os benefícios do uso da música como ferramenta de ensino interdisciplinar no currículo escolar. A partir da revisão, foi constatado que a música possui um papel relevante na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, estimulando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. As estratégias e atividades interdisciplinares com música proporcionam um ambiente de aprendizagem enriquecedor, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para sua formação integral. A música como ferramenta interdisciplinar contribui para o aprimoramento da concentração, memória, raciocínio lógico, criatividade e expressão emocional dos estudantes. Além disso, fortalece a colaboração, a comunicação e a valorização da diversidade cultural. No entanto, é necessário um planejamento cuidadoso e investimentos na formação de professores e disponibilidade de recursos adequados para a efetivação do uso da música como ferramenta interdisciplinar no contexto educacional. A interdisciplinaridade com música apresenta-se como uma abordagem promissora para enriquecer o currículo escolar e proporcionar experiências educacionais mais significativas e enriquecedoras para os alunos.</p>2023-10-24T07:38:04-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/407O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA DOS ALUNOS2023-10-25T00:13:23-03:00Maria de Fatima Salvador Vieira Coelhofauesp@fauesp.com.br<p>Este estudo adotou uma abordagem metodológica de revisão exploratória da literatura para investigar e analisar os benefícios do ensino de artes no currículo escolar, com foco no período de 2019 a 2023. A revisão abrangente dos estudos existentes revelou que o ensino de artes desempenhou um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. No aspecto cognitivo, a arte estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Emocionalmente, a arte fornece uma forma de expressão individual e coletiva, estimulando a sensibilidade estética e o desenvolvimento da autoconfiança. Socialmente, o ensino de artes promove a colaboração, a comunicação e o respeito à diversidade cultural. Apesar dos desafios, como a falta de recursos e a formação insuficiente dos professores, é fundamental que as instituições educacionais valorizem o ensino de artes e forneçam suporte adequado para sua implementação efetiva. A formação contínua dos professores e a integração da artística com outras disciplinas são estratégias essenciais para promover o pleno desenvolvimento dos alunos.</p>2023-10-24T07:41:28-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/408INCLUSÃO, EQUIDADE E RESPEITO NO SISTEMA EDUCACIONAL2023-10-25T00:13:23-03:00Maryana Aparecida de Oliveirafauesp@fauesp.com.br<p>Neste trabalho iremos discutir a educação inclusiva sendo uma das raízes da educação moderna que visa garantir o direito de todos à educação. Seu objetivo é oferecer as mesmas oportunidades para as pessoas com deficiência, sejam elas físicas e/ ou intelectuais, pessoas com altas habilidades, com dificuldades de aprendizagem e também contempla as diversidades étnicas, sociais, culturais, sensoriais e de gênero, Através do sistema brasileiro de educação que sofreu inúmeras mudanças desde que foi inserido na sociedade é cada vez mais nítida a preocupação com a diversidade e convivência de todos. O caminho do estudante de pedagogia para se transformar em um docente com o respeito que merece é árduo, pois a pedagogia demorou a achar seu próprio perfil. E na busca de uma adequação que atendesse a todos, a educação inclusiva surgiu para parametrizar as diretrizes deste processo de inserir as diferenças e diversidades no sistema educacional.</p>2023-10-24T13:19:02-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/409A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA2023-10-25T00:13:23-03:00Morgana Rodrigues Camposfauesp@fauesp.com.br<p>Quando a criança ingressa na escola enfrenta dois grandes desafios: permanecer em ambiente desconhecido e se separar das pessoas com quem estão acostumados a ficar em casa. Muitas vezes não é só o novo que assusta, mas sim a ausência da família. É preciso saber que é difícil para a criança construir vínculos com um grupo, é natural haver choro, recusa momentos de ânimo e desânimo. Algumas crianças levarão mais tempo para se adaptar, pois cada criança reage diferente com situações novas.</p>2023-10-24T13:22:36-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/431A ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS2023-11-16T12:02:13-03:00Rebeca Paz dos Santosfauesp@fauesp.com.br<p>Este trabalho foi elaborado com o objetivo tratar brevemente sobre a origem da narrativa de contos de fadas e suas mutações ao longo do tempo, destacando sua contribuição para a literatura infantil a partir de seu caráter pedagógico e construção de valores. O conteúdo da pesquisa teve como embasamento teórico os conceitos de filósofos e estudiosos do conto como Propp, Coelho, Hueck, Greggersen e Durand.</p>2023-11-16T12:02:13-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/432DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS DE FADAS2023-11-16T12:18:29-03:00Rebeca Paz dos Santosfauesp@fauesp.com.br<p>As pesquisas feitas para a elaboração deste trabalho tiveram como objetivo estudar e detalhar alguns aspectos importantes sobre os contos de fadas, abordando sua contribuição para a literatura infantil a partir de seu caráter pedagógico e valores éticos. O conteúdo da pesquisa teve como embasamento teórico os conceitos de filósofos e estudiosos do conto como Jung, Chesterton, Tolkien, Bettelheim, Greggersen, Jolles e Guerreiro para tratar sobre a função dos contos de fadas e suas características mais importantes.</p>2023-11-16T12:18:29-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/433OS CONTOS DE FADAS E A LITERATURA INFANTIL2023-11-16T12:31:14-03:00Rebeca Paz dos Santosfauesp@fauesp.com.br<p>As pesquisas feitas para a elaboração deste trabalho tiveram como objetivo evidenciar aspectos importantes sobre os contos de fadas e sua contribuição para a literatura infantil a partir de seu caráter pedagógico e valores éticos. Além é claro de elucidar a importância deste tipo de literatura para o público infanto-juvenil. O conteúdo da pesquisa teve como embasamento teórico os conceitos de filófosos e estudiosos do conto como Bakhtin, Lewis, Barros, Radino, Abramovich, Vargas e Colomer.</p>2023-11-16T12:31:14-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/413A LINGUAGEM DO DESENHO NO ENSINO FUNDAMENTAL2023-10-25T00:13:23-03:00Rita de Cassia de Sousafauesp@fauesp.com.br<p>A escolha do tema visa observar que o desenho faz parte do mundo infantil, desta forma o desenho torna-se essencial para a aprendizagem infantil, para o desenvolvimento do sentido sensorial, cognitivo, emocional e social. É preciso então, integrar o desenho a escola primária, buscando abranger estes objetivos, buscando a formação da personalidade do indivíduo contribuindo para seu desenvolvimento intelectual, colocando o ensino como caminho para que se libere e se eduque seus instintos naturais, transpondo todas as suas angústias para que assim se consiga solucionar conflitos presentes dentro dos indivíduos. A escola deve apoiar- se em atividades artísticas lúdicas para favorecer a compreensão da criança sobre quais são as transformações que estão ocorrendo com ela, favorecendo seu desenvolvimento e oferecendo uma formação de qualidade a este pequeno ser em estruturação. Este tem grandes benefícios para o desenvolvimento infantil, uma vez que contribui para sua formação, o professor deve, portanto ampliar a utilização destas técnicas durante seu período letivo dando a devida importância às etapas de desenvolvimento de uma aula de artes, valorizando as condições psicológicas do momento, as condições pedagógicas e as condições materiais para que se tenha uma aprendizagem de qualidade.</p>2023-10-24T23:08:36-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/414OS DESENHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTOS DAS CRIANÇAS2023-10-25T00:13:23-03:00Soraia Milena Souza Franca Magalhães Biserrrafauesp@fauesp.com.br<p>Esse artigo procura ressaltar a importância do desenho na educação infantil. O desenho é uma atividade fundamental na educação infantil, pois desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças. Desde os primeiros traços rabiscados no papel, o desenho permite que elas expressem suas ideias, emoções e experiências de maneira visual, estimulando sua criatividade e imaginação. Ao desenhar, as crianças aprendem a observar, analisar e representar o mundo ao seu redor. Elas exploram formas, cores, texturas e proporções, desenvolvendo habilidades visuais e perceptivas. Além disso, o desenho promove o desenvolvimento da coordenação motora fina, à medida que as crianças seguram o lápis ou o pincel e executam diferentes movimentos para criar suas imagens. O desenho também desempenha um papel importante no desenvolvimento da linguagem. À medida que as crianças desenham, elas podem explicar e descrever o que estão representando, construindo vocabulário e desenvolvendo habilidades de comunicação oral. O desenho permite que elas contem histórias, criem personagens e cenários, estimulando sua capacidade narrativa e promovendo a imaginação. Além disso, o desenho na educação infantil contribui para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao desenhar, elas expressam seus sentimentos e emoções de maneira não verbal, o que pode ser especialmente importante para aquelas que têm dificuldade em expressar-se verbalmente. O desenho também pode ser uma forma de autoexpressão, permitindo que as crianças se expressem de maneira única e pessoal.</p>2023-10-24T23:17:19-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/415CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA2023-10-25T00:13:24-03:00Sumaia Cosme da Fonseca Reisfauesp@fauesp.com.br<p>O artigo científico visa apresentar um estudo acerca dos transtornos globais do desenvolvimento, cujo diagnóstico permite a inclusão e a adaptação da criança no ensino regular tem o objetivo discorrer e discutir o conceito do brincar na Escola em face dos estudos através do desenho. O autismo caracteriza-se como o fechamento da criança em si, as crianças que tem este transtorno, normalmente apresentam dificuldades na lógica mostraremos que o brincar estimula um desenvolvimento de habilidades tanto cognitivo como social, de modo que esta atividade pode oferecer várias experiências novas, o que resulta na formação e consolidação de importantes circuitos neurais, conectando áreas importantes do cérebro relacionadas a distintas competências ou conjuntos de habilidades.</p>2023-10-24T23:25:15-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/416A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-10-25T00:13:24-03:00Sumaia Cosme da Fonseca Reisfauesp@fauesp.com.br<p>A importância da música no processo de ensino e aprendizagem, sua aplicação e os benefícios que ela traz ao desenvolvimento da criança de educação infantil. A música está presente, em menor ou maior escala, na vida de praticamente todas as pessoas e, desde a mais tenra infância, torna a criança mais sensível e receptiva aos sons, despertando emoções e sentimentos e influenciando a capacidade cognitiva, principalmente quando inserida na prática educativa ,vários autores que já estudaram a importância da musicalização na Educação este trabalho objetiva mostrar que a música não é apenas um instrumento de diversão ou entretenimento, mas que pode ser uma importante aliada, e até mesmo atriz principal, no processo de ensino e aprendizagem.</p>2023-10-24T23:39:37-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/417LITERATURA INFANTIL E OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAÇÃO2023-10-25T00:13:24-03:00Sumaia Cosme da Fonseca Reisfauesp@fauesp.com.br<p>Este artigo visa trazer uma reflexão sobre a importância dos direitos da criança, através da visão de teóricos mais antigos e modernos que se debruçaram sobre o tema educação e ludicidade e que nos trouxeram luz sobre a educação das crianças, as brincadeiras e de jogos além da contação de histórias e do faz de conta como instrumento de educação no ensino fundamental visa refletir sobre a importância do lúdico na aprendizagem, principalmente durante a infância e algumas considerações sobre a relação do aprender e o brincar.</p>2023-10-24T23:44:36-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/418HABITUS E A TEORIA DOS CAMPOS DE BOURDIEU2023-10-25T00:13:24-03:00Vivian Santana Paixãofauesp@fauesp.com.br<p>Este artigo tem como objetivo entender dois conceitos importantes na obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu: a noção de habitus e a teoria dos campos.</p>2023-10-24T23:48:56-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/419CONSIDERAÇÕES ACERCA DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL2023-10-25T00:13:24-03:00Waldirene Andréfauesp@fauesp.com.br<p>Considerando a criança como sujeito histórico e social, o presente artigo procurou compreender como ocorre o processo de desenvolvimento afetivo e a construção de vínculos dessa natureza no Ensino Fundamental. Por meio de uma reflexão sobre as fases do desenvolvimento humano, os conceitos de afetividade e a construção de vínculos, foi possível analisar como a cognição e o afeto operam juntos, e que a escola, mais precisamente o professor, como agente mediador, converge não só para as apropriações do meio externo ou para os aspectos relativos à cognição, mas em muito contribui para as apropriações de aspectos ligados à afetividade, sendo esta última tão importante quanto a primeira, consolidando assim a necessidade de o professor considerá-las na sala de aula.</p>2023-10-24T23:52:52-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/421ENSINO DE ARTE EM PERSPECTIVA2023-10-25T00:13:24-03:00Waldirene Andréfauesp@fauesp.com.br<p>Nesta pesquisa, serão realizadas reflexões sobre ações pedagógicas que orientem o docente a levar o educando a aprendizagem no ensino da arte, a fim de aproximar a teoria da prática educativa, bem como referenciar e subsidiar essa prática e pensar na arte interagindo com o ato de ensinar e aprender. Para tanto, será feita uma contextualização acerca da História da Arte no Brasil, para que se possa situar este saber no tempo e na cultura da sociedade. Por fim, ao ser abordada a relevância que o ensino da arte possui, serão apontados elementos sobre o ato de ensinar arte e os procedimentos metodológicos envolvidos no processo em questão.</p>2023-10-25T00:06:51-03:00##submission.copyrightStatement##http://revista.fauesp.com.br/index.php/Unificada/article/view/422REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL2023-10-25T00:13:24-03:00Waldirene Andréfauesp@fauesp.com.br<p>Neste artigo, buscou-se compreender como a educação superior é sempre desempenhada por um agente e este poderá, na maioria das vezes, ciente disso ou não, imprimir naqueles que educa suas ideologias, o que pode, em alguns casos, provocar situações de isolamento e intolerância, algo que, diante do papel de educar, de preparar o indivíduo para as escolhas da vida e resoluções de problemas de uma sociedade, não deveria acontecer. Assim, aquele que se propõe a educar precisa estar consciente de seu papel e de sua responsabilidade, seja essa educação no ambiente escolar ou não. Contudo, ressalta-se que aqueles que se envolvem com a educação escolar têm o grau de responsabilidade ainda maior nesse processo e devem sempre priorizar uma educação que vise ao desenvolvimento do indivíduo, no sentido de que esse seja capaz de analisar criticamente as variadas situações com as quais se deparar.</p>2023-10-25T00:12:15-03:00##submission.copyrightStatement##