AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ana Alice Nogueira do Nascimento
  • Nidia Mirian Rocha Felix
  • Márcia das Mercês Silveira
Palavras-chave: : Ensino da matemática, resolução de problemas, metodologias para a sala de aula.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar por meio de análises de referenciais bibliográficas, as principais dificuldades encontradas por alunos do ensino fundamental na resolução de problemas de matemática. Uma das dificuldades refere-se à leitura e interpretação dos dados, uma vez que a leitura, a sua consequente compreensão e a falta de habilidade para compreensão dos problemas provoca nos alunos uma espécie de empatia por problemas matemáticos. E isso foi apontado como uma das principais consequências para a aprendizagem. Nesse sentido, o artigo traz uma discussão com alguns indicativos para possíveis soluções deste problema em matemática. A análise foi baseada em alguns processos cognitivos que contribuem para a leitura com clareza, no intuito de compreender e interpretar os enunciados de problemas propostos para possíveis resoluções, construindo assim o processo de ensino de aprendizagem através da matemática estudada em sala de aula.

Publicado
2020-05-08